Empada

Um salgado que, com certeza, agrada o paladar de muitas pessoas é a famosa empada, que consiste, basicamente, em uma caixinha de massa de farinha de trigo com recheio que é assada no forno. Ela é feita com massa podre e o recheio pode ser os mais variados, como, por exemplo, palmito, camarão, carne e catupiry. Mas sendo o recheio de frango um dos mais pedidos, não poderíamos deixar de apresentar aqui uma saborosa receita de empada de frango. Confira!

Ingredientes para massa:

– 3 gemas;
– 300g de margarina;
– 600g de farinha de trigo;
– 1 xícara (café) de água;
– 1 colher (café) de sal e;
– Gema ligeiramente batida para pincelar.

Ingredientes para o recheio: 

– 1 peito de frango grande temperado desfiado e cozido (reservar o caldo do cozimento);
– 400g de farinha de trigo;
– 2 cebolas médias picadas;
– 2 tomates médios picados;
– 2 colheres (sopa) de óleo;
– 4 dentes de alho picados;
– 2 tabletes de caldo de galinha;
– Cebolinha e salsa picadas, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Empada

Empada

Como fazer a massa: 

Peneire as gemas numa tigela, misture água e reserve. Já numa travessa, coloque sal, margarina e farinha de trigo, misturando bem. Acrescente as gemas com água (reservadas anteriormente) e misture tudo até conferir uma massa homogênea. Então, por 30 minutos, deixe descansar na geladeira. Agora, pegue uma pequena porção de massa, forrando-a cada forminha de empada (procure fazer uma camada fina), e preencha com o recheio. Pegue outra porção de massa, abra numa superfície lisa (ou mesmo na mão) e cubra tampando a empada, pincelando essa tampa com gema batida. Então, basta levar para assar, por 25 minutos, em forno pré-aquecido a 200 graus.

Preparo do recheio:

Refogue, numa panela com óleo, a cebola e o alho picados. Adicione então os tomates picados, o caldo de galinha e o caldo do cozimento. Acrescente o peito de frango, misture bem, incorpore a farinha de trigo e mexa bem. Por fim, você pode colocar a salsa e a cebolinha, temperando com sala e pimenta-do-reino.

Fique Agora Com Empada :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *