A Cultura do Brasil

A cultura do Brasil, ainda que algumas vezes passe despercebida, vale a pena ser conhecida. Afinal, é importante sabermos cada vez mais história do país onde vivemos, não é mesmo? Pois bem, O Brasil, após a colonização européia, foi marcado por uma extensa cultura diversificada. Os responsáveis pelo início da cultura do Brasil foram os colonizadores europeus, escravos africanos e população indígena. Porém, com o passar do tempo, essa cultura foi se estendendo ainda mais, com a chegada dos imigrantes italianos, alemães, japoneses, árabes e outros.

Na cultura do Brasil, aspectos como danças, culinária e religiões são elementos que integram uma cultura. No Nordeste brasileiro, por exemplo, a cultura é representada por danças e festas: frevo, carnaval, ciranda e a capoeira, que mais se destaca. Quanto à culinária, peixes, buchada de bode, arroz doce, frutos do mar e pé de moleque são exemplos de pratos típicos.

A Cultura do Brasil

A Cultura do Brasil

No Centro-Oeste, as cavalgadas e procissões do fogaréu são algumas representações da cultura do Brasil. A culinária, por sua vez, é de origem indígena, e os pratos principais são empadão goiano, nagu, pamonha, etc. Já o Norte, há uma representação voltada para festas populares como círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. Na culinária, mandioca e peixes são os destaques.

O Sudeste é caracterizado pelas várias festas populares de cunho religioso: Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, havendo destaque na peregrinação a Aparecida (SP). Pão de queijo, queijo minas, feijão tropeiro, feijoada, tutu de feijão e farofa são alguns exemplos de uma culinária diversificada. Quanto ao Sul, a representação cultural foi deixada pelos imigrantes espanhóis, portugueses e, principalmente, pelos alemães e italianos. Algumas cidades, até hoje, celebram as tradições deixadas por eles. Na culinária, o que predomina é o camarão, churrasco, vinhoo e outros.

Fique Agora Com A Cultura do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *